| 1º projeto de restauração e preservação da memória da música de Brasília |
A semana passada foi especial.
Enquanto finalizava, cronograma e detalhes técnicos, em plena Barra da Tijuca/ RJ, ao lado do premiado sound designer Enrico de Paoli; simultaneamente, recebia de Brasília o Diário Oficial do Distrito Federal, com a aprovação em 1º lugar, do projeto iRaridades Vol I no edital do Fundo de Apoio à Cultura [ FAC], dedicado à Restauração e Preservação da memória da música produzida em Brasília.
Esse é um tema que sempre fez parte dos meus desejos pessoais e que graças a esta ferramenta essencial para o estímulo da produção cultural local, nós finalmente conseguiremos viabilizar o primeiro volume desta compilação, envolvendo BANDA 69, Ton Ton Macoute e Fama Volat, ambos oriundos dos anos 80 em Brasília.
Independente da colocação alcançada e dos limites orçamentários, empreender esta experiência inédita é uma alegria indescritível para todos. Em nome dos envolvidos, agradecemos publicamente ao FAC | Secretaria de Cultura e Governo no Distrito Federal, por nos confiarem recursos e uma oportunidade desta dimensão, para finalmente iniciarmos um processo de preservação da memória musical produzida na capital do país, a partir da restauração e remasterização, compiladas em um cd catálogo triplo, com 08 músicas de cada banda [ total 24] + fotos da época, e que além de serem distribuídas para rádios comunitárias, instituições de pesquisa, universidades e canais de comunicação públicos, estarão disponíveis para consumo em todo o mundo, através dos 611 canais digitais por onde estão disponíveis todo o catálogo e artistas da GRV Discos.
A sensação neste momento da transição, entre criação e execução, é a mesma dos diversos projetos empreendidos ao longo dos últimos 12 anos, como a Feira da Música Independente [ FMI], Festival Universitário de Música, Caça Bandas, BsB Disco Club, Oficina Blues, Guitarras do Cerrado e tantos outros, que em comum, uniram fortes doses de afetividade entre os geradores da matéria prima/conteúdo, em sintonia com a qualidade profissional e de execução dos produtores e colaboradores associados para a concretização de um sonho, que virou idéia e que se transformará na nossa nova obra de arte.
Pessoalmente, o grande barato é a montagem dos times. Este que estamos montando para esta iniciativa pioneira é um privilégio em todos os aspectos, que nos presentearão com um super registro e que com certeza, se transformará em motivo de muito orgulho para nosso cidade e país.
Os sons originais são dos anos 80 de Brasília. Seguindo nossas características existenciais, focam a diversidade e a novidade. Sejam bem vindos ao Iraridades Vol I.
Musicalmente
Gustavo Vasconcellos

Nenhum comentário:
Postar um comentário